Rebolo Diamantado

Rebolos Diamantados são utilizados na retífica de metal duro, cerâmicas, vidro, pedras preciosas, entre outros. Rebolos de CBN são utilizados na retifica de aços com alta dureza que contenham carbono, como aço inox e aço carbono. Tipos de aço como o VND, VC 131, BITS, VK10V, são ideais para o CBN.

São fornecidos em três tipos de liga:

Resinóide: Excelente vida útil, boa capacidade de corte e acabamento, sendo a mais utilizada.
Eletrolítico: Vida útil menor por ser somente um banho a base de níquel que prende os grãos. Excelente capacidade de corte. É a mais versátil de todas as ligas, por se tratar de um banho, o próprio cliente pode usinar a peça onde os grãos serão impregnados.
Metálico: Tem a maior vida útil de todas as ligas, porém com reduzida capacidade de corte. Ideal para rebolos de perfil e discos finos menores de 1mm de espessura.

Fatores que influenciam a vida útil do rebolo:

Diâmetro: Utilize sempre o maior diâmetro possível,  pois o próprio corpo do rebolo age como um dissipador de calor.
Largura da camada: Rebolos mais estreitos são mais agressivos e geram menos calor, porém seu acabamento pode não ser o melhor. Rebolos com uma camada maior geram mais calor, porém seu acabamento é muito melhor. Dependendo da aplicação, podemos ajudar a definir qual a melhor ferramenta para suprir sua necessidade.
Granulometria: Quanto maior o grão, maior a vida útil do rebolo, portanto use sempre o maior grão possível; claro, respeitando o nível de acabamento desejado.
Refrigeração: Abuse da refrigeração – o rendimento e o acabamento são melhorados, além de desgastar menos a maquina.
Concentração: Concentrações maiores geram um melhor acabamento, e mantêm melhor o perfil, a Vida útil do rebolo é aumentada.
Máquinas: Mantenha sempre a maquina em bom estado; Fusos, guias e rolamentos desregulares podem significar um rebolo perdido.
Velocidade periférica ou de corte (RPM): Use sempre a maior rotação possível, respeitando em primeiro lugar a segurança; altas velocidades costumam melhorar a qualidade do serviço e o rendimento da peça.